Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Rede do CIVISA regista sismo de magnitude 6,0 em TongaAtividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



Açores ► Fenómenos Naturais

Costa da Serra Branca, Graciosa (Foto: SRAM)
15-03-2012 00:05
Graciosa
Actividade sísmica a SW da Graciosa origina pequenas derrocadas na costa da Serra Branca

​No seguimento da actividade sísmica que se vem registando desde o passado dia 3 de Março, a SW da ilha Graciosa, e em particular do evento registado na noite de segunda para terça-feira, foram observadas várias derrocadas na costa SW da ilha, especialmente nas imediações da Ponta Branca.
 
O sismo registado às 22:46h (hora local) de dia 13 de Março teve uma magnitude de 2,8 e situou-se a cerca de 3 km da costa SW da ilha Graciosa, tendo sido sentido com uma intensidade máxima de III nalguns locais da freguesia de Guadalupe. Segundo João Luís Gaspar, apesar de se ter tratado de um sismo de baixa magnitude, o epicentro foi muito perto da costa e a arriba nessa zona, para além de íngreme, é formada por rocha muito fracturada e depósitos vulcânicos não consolidados. A ocorrência de movimentos de massa associados ao registo de sismos é um fenómeno comum, pelo que, face ao padrão da crises sísmica e à possibilidade de se registarem mais alguns eventos sentidos, o CIVISA continua a recomendar que sejam tomadas as medidas de precaução normais para este tipo de situações. Em particular, foi desaconselhada a circulação de pessoas na costa entre Porto Afonso e a Baía do Filipe, seja no topo das arribas, seja na zona do designado calhau, assim como a visita ao interior da Furna do Enxofre, pelo menos para além da base da torre que lhe dá acesso.


Fontes


CVARG/CIVISA

Informação Relacionada


Imagens Adicionais


Anexos



Notícias Relacionadas