Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Reequipamento

Estação GPS da Riberinha (S. Miguel)

REGGA  
Rede Geodésia de GPS dos Açores

Local


 

Investigador Principal


Investigador Secundário


Beneficiário


Resumo


 
Esta RCPM destina-se à vigilância sismovulcânica e assenta na detecção de deformações crustais à escala milimétrica relacionadas com a actuação de tensões associadas a fenómenos de natureza sísmica, vulcânica e hidrotermal. A rapidez com que a técnica GPS permite obter dados de deformação crustal tem-na transformado numa das técnicas de monitorização vulcânica de excelência, complementando a informação recolhida por outras redes de monitorização. Assim, torna-se possível obter mais informação para o aconselhamento científico às autoridades competentes e emitir os avisos e alertas para o desencadear das acções de Protecção Civil necessárias à salvaguarda de pessoas e bens. Para além da aplicação à monitorização vulcânica este tipo de rede permite fornecer dados fundamentais à compreensão dos movimentos tectónicos relacionados com a dinâmica das placas litosféricas existentes nesta região do Atlântico, contribuindo para a distinção da deformação crustal associada à actividade sísmica regional da decorrente da actividade vulcânica. Complementarmente serve de apoio a trabalhos no domínio da cartografia.
 
O número de equipamentos existente é ainda muito reduzido para o estabelecimento de redes locais que permitam observar a deformação crustal de um qualquer aparelho vulcânico, sendo cinco um número razoável para um sistema vulcânico. O CIVISA pretende a curto/médio prazo alargar a rede a todos os sistemas vulcânicos activos do arquipélago para o que necessitará de um maior número deste tipo de equipamentos.
 
Esta RCPM vem complementar a informação obtida por outras RCPM dedicadas à monitorização sismovulcânica (sísmica e geoquímica de gases), apoiar projectos de doutoramento e de pós doutoramento em curso nesta Unidade de I&D, Já financiados pela DRCT, assim como servir de rede fundamental para a aplicação de outras técnicas de Geodesia espacial tais como as baseadas em sistemas de Observação da Terra, em particular na técnica INSAR. Neste contexto dará suporte projecto Globvolcano financiado pela ESA - European Space Agency; que tem como parceiros diversas empresas de tecnologia espacial e observatórios vulcanológicos a nível mundial. Adicionalmente contribuirá para os estudos que se têm vindo a desenvolver no domínio da avaliação de recursos geotérmicos e na evolução daqueles que já se encontram em fase de exploração.

Ficha de Projeto


REGGA
Rede Geodésica de GPS dos Açores
Entidade financiadora: SRCTE/DRCTC
Contrato nº: M1.2.2/I/004/2008
Programa: Desenvolvimento de redes científicas permanentes de monitorização
Responsável: Teresa Ferreira
Duração: 2008 - 2011
Total: 591.552,00€

Data de Início

 
Data de Encerramento

 

Anexos


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais