Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Bolsas de Doutoramento

 

Emissão de CO2 em lagos vulcânicos dos Açores: quantificação e implicações hidrogeoquímicas

Resumo


​A emissão de voláteis em sistemas vulcânicos ativos tem recebido uma crescente atenção da comunidade científica internacional, nomeadamente, nos Açores alguns estudos têm colocado em evidência a magnitude das emissões de gases vulcânicos, nomeadamente de CO2 e 222Rn.


No entanto, o fluxo de CO2 de origem vulcânica em massas de água nos Açores tem sido pouco abordado e os estudos existentes restringem-se a águas subterrâneas e de superfície, assim é importante estudar os lagos vulcânicos que constituem um grupo peculiar de meios lênticos, e aproximadamente 16% dos 714 vulcões ativos de idade holocénica distribuídos pelo mundo possuem estas massas de água.


Alguns estudos têm sido conduzidos no que concerne à emissão de voláteis, essencialmente CO2, em lagos vulcânicos pelo mundo, demonstrando a sua magnitude relevante. Contudo, estudos deste tipo são ainda incipientes nos Açores, embora os resultados já obtidos mostrem que, por exemplo, na Lagoa das Furnas (São Miguel) são emitidos para a atmosfera 59 t/d de CO2, o que equivale a um valor de 31 t/km2d.​


Ficha de Projecto


Bolsa de Doutoramento FCT

Emissão de CO2 em lagos vulcânicos dos Açores: quantificação e implicações hidrogeoquímicas
Bolseiro: César Andrade

Entidade financiadora: FCT

Contrato nº: SFRH/DB/101962/2014
Duração: 2015-2018

Data de Início

01-04-2015
Data de Encerramento

30-03-2019

Anexos


Unidades Científicas Operacionais