Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Bolsas de Doutoramento

Maar da Lagoa do Congro (S. Miguel)

Evaluation of spatial and temporal seismicity patterns in the central region of São Miguel (Azores): Implications for whole-island seismic hazard assessment.

Resumo


​O estudo sísmico de uma região vulcânica, como é exemplo os Açores, reveste-se de grande importância pois permite compreender diferentes aspectos dos seus sistemas vulcânicos activos. A relevância do estudo da actividade sismo-vulcânica no arquipélago é plenamente justificada pelas implicações que tem, não só em termos do contributo para o conhecimento do ponto de vista científico, mas também ao nível dos sistemas de monitorização e de suporte ao planeamento civil de emergência.

 

A ocorrência da sismicidade sob a forma de enxames sísmicos está associada a regiões vulcânicas e/ou com actividade geotérmica. Dado o contexto geodinâmico da ilha de São Miguel e o incremento do número de enxames sísmicos desde 2002 na região sismogénica do Fogo-Congro, pretende-se caracterizar a actividade sísmica nesta região central da ilha de São Miguel. Para tal, considera-se fundamental elaborar uma base de dados o mais homogénea possível, pelo que para tal critérios de selecção serão aplicados à base de dados original disponibilizada pelo CIVISA. Uma vez seleccionada a sismicidade, será efectuada sobre esta uma análise estatística detalhada efectuada, o que permitirá uma abordagem preliminar sobre a perigosidade sísmica à escala da ilha. Na tentativa de melhor explicar a origem da sismicidade registada na região sismogénica em questão, serão determinados regimes de tensão com base em mecanismos focais de sismos previamente seleccionados.


Ficha de Projeto


Bolsa Doutoramento DRCT
Determinação de regimes de tensão responsáveis pela sismicidade e elaboração de modelos físicos de fontes sismovulcânicas: o caso da região Fogo-Congro (ilha de S. Miguel, Açores)
Bolseiro: Rita Silva
Entidade financiadora: DRCT
Contrato nº: M3.1.1/I/007A/2005
Progama: Plano Integrado para a Ciência e Tecnologia (PICT)
Sub-programa: Eixo 3.1 - "Bolsas de Investigação Científica e Tecnológica" do "Programa de Apoio à Formação Avançada (FORMAC)"
Duração: 2006 - 2010
Data de Início

 
Data de Encerramento

 

Anexos


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais