Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Resumo


 

Na ilha de S. Miguel o sistema de falhas dominante apresenta direcção NW-SE e é concordante com a orientação do segmento do Rift da Terceira (s.l) nesta região, ou seja, com o troço oriental da fronteira das placas Eurasiática e Africana (Núbia).
 
Este sistema regional encontra maior expressão na metade oeste da ilha estando representado por estruturas distensivas, como o Graben dos Mosteiros, no flanco oeste do Vulcão das Sete Cidades, o Graben da Ribeira Grande, no flanco norte do Vulcão Água de Pau, e em alinhamentos de cones de escórias e fissuras eruptivas. Para leste, em particular na região do Vulcão Furnas, adquire uma direcção próxima de WNW-ESE, apresentando uma nítida componente distensiva provavelmente associada a uma componente de desligamento direito. Ambas as direcções estão presentes na região do Nordeste, o sector mais antigo da ilha, evidenciando, nalguns casos, movimentações distintas das resultantes dos campos de tensões actuais.
 
Um sistema de direcção NE-SW constitui outra família de falhas significativa, mas de menor expressão, e encontra-se presente em todos os sistemas vulcânicos activos da ilha, desempenhando um papel importante na sua evolução como se verifica no controlo estrutural da caldeira do Vulcão Furnas.
 

Bibliografia Recomendada


CARMO, R. (2004) – Geologia estrutural da região Povoação – Nordeste (ilha de S. Miguel, Açores). Tese de Mestrado em Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 121 p.

FERREIRA, T. (2000) – Caracterização da actividade vulcânica da ilha de S. Miguel (Açores): vulcanismo basáltico recente e zonas de desgaseificação. Avaliação de riscos. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 248 p.

GASPAR, J.L., FERREIRA, T., QUEIROZ, G., WALLENSTEIN, N., PACHECO, J., GUEST, J., DUNCAN, A. e COLE, P. (1995) – Evolução morfoestrutural do vulcão das Furnas (ilha de S. Miguel, Açores). IV Congresso Nacional de Geologia. Universidade do Porto Faculdade de Ciências, Museu e laboratório Mineralógico e Geológico, Mem. 4. pp. 999-1003.

QUEIROZ, G. (1997) – Vulcão das Sete Cidades (S. Miguel, Açores): História eruptiva e avaliação do Hazard. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 226 p.

WALLENSTEIN, N. (1999) – Estudo da história eruptiva recente e do comportamento eruptivo do vulcão do Fogo (S. Miguel, Açores). Avaliação preliminar do hazard. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 266 p.