Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Resumo


Na ilha de Santa Maria individualizam-se as seguintes unidades vulcanológicas, da mais recente para a mais antiga:
 

 Idade
 Unidade Vulcanológica
Descrição
Quaternário
Formações Quaternárias
 Uma nova transgressão do nível do mar ocasionou o desenvolvimento de terraços de abrasão e respectivos depósitos. Os níveis correspondentes a esta unidade são constituídos por argilas vermelhas, retomadas à Formação das Feteiras, argilas cinzentas, areias, calcarenitos fossilíferos, calhaus rolados dispersos e leitos de nódulos ferruginosos. As formações mais recentes correspondem a praias baixas constituídas por cascalheiras e calcarenitos fossilíferos, aluviões, terraços fluviais, areias eólicas e depósitos de vertente.
Pliocénico
< 4,5 M.a.
Formação de Feteiras
 Unidade constituída por depósitos resultantes de vulcanismo de carácter explosivo, nomeadamente piroclastos finos, cuja alteração posterior deu origem às designadas argilas vermelhas de Santa Maria.
Pliocénico
< 4,5 M.a.
Complexo do Facho - Pico Alto
(Pico Alto)
 Inferiormente, a subuniddae do Pico Alto é caracterizada por depósitos vulcânicos de origem submarina,  incluindo escoadas lávicas e depósitos piroclásticos, por vezes, com intercalações sedimentares calcareníticas ou siltitícas fossilíferas. Posteriormente, a marcar uma pequena regressão do nível da água do do mar, passa-se a uma fase de vulcanismo subaéreo associado a chaminés, filões, grandes quantidades de piroclastos e volumosas escoadas lávicas. A erosão dessas unidades forneceu materiais que alimentaram depósitos de enxurrada, cones de dejecção e depósitos de vertente, representados por conglomerados brechóides de calibre variado, mas predominantemente grosseiro, intercalados nos níveis vulcânicos.
Pliocénico
< 4,5 M.a.
Complexo do Facho - Pico Alto
(Facho)
 A subunidade do Facho representa o recomeço de uma actividade vulcânica submarina intensa, sendo formada por piroclastos submarinos e escoadas lávicas, intercaladas em alguns locais por sedimentos de origem marinha, normalmente calcarenitos fossilíferos.
Miocénico Superior
a
Piocénico Inferior
4,5 a 5,5 M.a.
Complexo do Touril
 Unidade formada predominantemente por rochas sedimentares que começa com níveis de conglomerados brechóides, correspondentes a depósitos de enxurrada resultantes da destruição do relevo do Complexo dos Anjos. Sobre estes depósitos assenta uma escoada lávica subaérea seguindo-se níveis sedimentares e materiais vulcânicos que indicam passagem a ambiente marinho. A sequência marinha é composta por calcários, calcarenitos, argilitos, siltitos, conglomerados e escoadas lávicas submarinas.
Miocénico Superior
 5,7 a 8 M.a.
Complexo dos Anjos
 Esta unidade ocupa a maior parte do lado oeste da ilha e é constituída por escoadas lávicas basálticas de espessura métrica, alternando por vezes com finos níveis piroclásticos. Observam-se filões a cortar as lavas basálticas.
Miocénico
> 10 M.a. (?)
Complexo do Porto
 Conjunto de depósitos de escórias, de cor vermelha, depositados em ambiente subaéreo.
Miocénico
> 10 M.a. (?)
Formação dos Cabrestantes
 Inclui as rochas mais antigas aflorantes, que correspondem a  piroclastos submarinos, de cor amarela e bem estratificados.
 

Bibliografia Recomendada


ABDEL-MONEM, A.A., FERNANDEZ, L.A. e BOONE, G.M. (1975) – K-Ar ages from the eastern Azores group (Santa Maria, São Miguel and the Formigas Islands). Lithos, 8, pp. 247-254.

 

FÉRAUD, G., KANEOKA, J. e ALLÈGRE, C. (1980) – K/Ar ages and stress pattern in the Azores: Geodynamic implications. Earth Planetary Science Letters, 46, pp. 275-286.

 

MADEIRA, J. (1986) – Geologia estrutural e enquadramento geotectónico da Ilha de Santa Maria (Açores). Tese apresentada às provas de Capacidade Científica para passagem a Assistente, Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 107 p.

SERRALHEIRO, A., ALVES., C.A., FORJAZ, V.H., e RODRIGUES, B. (1987) – Carta Vulcanológica dos Açores, Ilha de Santa Maria, Centro de Vulcanologia do I.N.I.C. Escala 1/15000.