Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Resumo


Atendendo à localização da ilha de Santa Maria, no que respeita ao seu enquadramento geodinâmico, verifica-se que, de entre as ilhas dos grupos Central e Oriental, esta é que apresenta um menor índice de actividade sísmica, salientando-se neste encadeamento a actividade registada na Falha Glória e no Rift da Terceira (s.l.). Não obstante, ao longo da história, a ilha de Santa Maria foi assolada por diversos sismos, tendo-se verificado intensidades máximas de grau VIII (MM-56). São exemplos os sismos de 21 de Novembro de 1937 e 8 de Maio de 1939, sendo a zona mais afectada Santo Espírito. Este último evento teve uma magnitude 7 Mb.

 

 

 

 

Bibliografia Recomendada


GASPAR, J.L, TROTA, A., QUEIROZ, G., FERREIRA, T., ALVES, P. (1999) – Plano Municipal de Emergência para o Concelho de Vila do Porto. Ed. Câmara Municipal de Vila do Porto, Departamento de Geociências da Universidade dos Açores e SRPCA. Documento técnico-científico do Centro de Vulcanologia, 11/CVARG/99.

INMG e LNEC (1986) – Sismicidade histórica e instrumental do arquipélago dos Açores (Sismos sentidos no período 1444-1980). Estudos realizados para o Novo Hospital de Ponta Delgada, Relatório INMG/LNEC Nº1.