Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Resumo


A ilha de Santa Maria apresenta baixa sismicidade, sendo sobretudo afectada na sequência de eventos localizados a NE, no troço do Rift da Terceira que atravessa a região dos ilhéus das Formigas - Recife do Dollabarat, e a leste, no segmento da Falha Glória.

 

O evento mais forte dos últimos 30 anos registou-se a 5 de Abril de 2007 e teve epicentro 9 km a E dos ilhéus das Formigas, tendo atingido magnitude 6.3 (Mw) e sido sentido em Santa Maria com intensidade máxima de V (MM-56).

 
 
 

Bibliografia Recomendada


CIVISA (2009) - Base de dados do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores. Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores.

NUNES, J.C. (1991) – Microssismos e neotectónica: contribuição para o seu estudo nos Açores. Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores, 245p.

NUNES, J.C., ALVES, J.L. e FORJAZ, V.H. (1992) – Sismicidade instrumental dos Açores no período 1980-89: implicações neotectónicas. In: OLIVEIRA, C.; LUCAS, A. e GUEDES, J. - 10 anos após o sismo dos Açores de 1 de Janeiro de 1980. Açores: Secretaria Regional da Habitação e Obras Públicas/Laboratório Nacional de Engenharia Civil, V. 1, pp. 163-174.