Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Resumo


 

A ilha de Santa Maria tem cerca de 16,7 km de comprimento por 9,9 km de largura e abrange uma área da ordem dos 97 km2, atingindo uma cota máxima de 590 metros no vértice geodésico Pico Alto. Sob o ponto de vista geomorfológico apresenta duas unidades: (1) Região Ocidental e (2) Região Oriental.
 

 

 

 

 
 
1
 
Região
Ocidental
Abrange a parte oeste da ilha e é limitada a leste pelo sopé ocidental dos relevos que constituem a zona montanhosa do Pico Alto. Caracteriza-se por ser uma zona aplanada com vários níveis suavemente inclinados para oeste, formados por erosão marinha. Tais níveis encontram-se deslocados por falhas activas que controlam, igualmente, o padrão das linhas de água.
2
 
Região
Oriental
 
Compreende a parte leste da ilha e é caracterizada por um relevo mais acidentado, marcado por uma linha de cumeadas que se estende ao longo de uma direcção N-S de onde se destaca o Pico Alto (590 m). O litoral é bastante recortado e particularmente escarpado, destacando-se algumas praias de pequenas dimensões na linha de costa.

 

 

Bibliografia Recomendada


CRUZ, J. (1992) – Hidrogeologia da Ilha de Santa Maria. Tese de mestrado em Geologia Económica e Aplicada. Universidade de Lisboa, 239 p.

MADEIRA, J. (1986) – Geologia estrutural e enquadramento geotectónico da Ilha de Santa Maria (Açores). Tese apresentada às provas de Capacidade Científica para passagem a Assistente, Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 107 p.