Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Resumo


 
O vulcanismo secundário na ilha Graciosa encontra-se representado pelas nascentes termais do Carapacho e da Baía dos Homizíados, localizadas na extremidade SE da ilha, e algumas emanações gasosas. O principal campo de desgaseificação situa-se no Vulcão Cadeira da Graciosa, no interior da Furna do Enxofre, onde se destaca a existência de uma fumarola e de uma intensa desgaseificação difusa. São igualmente conhecidas algumas emissões de vapor permanentes na zona da Plataforma NW.
 
 

Bibliografia Recomendada


GASPAR, J.L. (1996) – Ilha Graciosa (Açores): história vulcanológica e avaliação do hazard. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia especialidade de Vulcanologia, Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 261 p.

 
FERREIRA, T. (1994) – Contribuição para o estudo das emanações gasosas associadas a processos de vulcanismo no arquipélago dos Açores. Tese APCC, Universidade dos Açores, 183 p.
 
VIVEIROS, F. (2003) – Contribuição para o estudo dos processos de desgaseificação difusa nos Açores no âmbito da monitorização sismovulcânica e da avaliação do risco: discriminação de factores que influenciam a variação do CO2. Tese realizada no âmbito do mestrado em vulcanologia e riscos geológicos. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 140 p.