Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Resumo


 

Na ilha das Flores individualizam-se as seguintes unidades geológicas, da mais recente para a mais antiga:


 

Idade
Unidade Vulcanológica
Descrição
0,003 - 0,67-M.a
Complexo Superior
O Complexo Superior é constituído por todas as formações e estruturas vulcânicas geradas em ambiente subaéreo; este conjunto de depósitos preenche a maioria do actual corpo insular e ocupa os níveis vulcanoestratigráficos intermédios e superiores. Inclui lavas e piroclastos de natureza basáltica havaítica e mugearítica e algumas escoadas de natureza benmoreítica e traquítica. No topo desta série ocorrem depósitos freatomagmáticos e piroclastos de natureza basáltica.
0,7-2,5 M.a
Complexo de Base
No Complexo de Base incluem-se todas as formações e estruturas vulcânicas resultantes da actividade vulcânica submarina e emergente; esta unidade ocupa, naturalmente, os níveis vulcanoestratigráficos inferiores e aflora maioritariamente na orla costeira, sobretudo na base e no sopé das escarpas costeiras e recuadas. Inclui sequências de brechas e tufo vulcânico e séries de lavas e piroclastos de natureza basáltica (s.l.) intensamente palagonitizadas.


 

Bibliografia Recomendada


AZEVEDO, J. M. (1999) – Geologia e hidrogeologia da ilha das Flores, Açores. Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra, 403 p.

AZEVEDO, J. M., FERREIRA, M. R. P. (2006) - The volcanotectonic evolution of Flores Island, Azores (Portugal). Journal of Volcanology and Geothermal Research, 156, pp. 90-102.