Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Resumo


 
Na ilha das Flores é possível observar um conjunto de falhas e de filões agrupados em três famílias principais de acordo com a respectiva direcção dominante. As estruturas de direcção N30º-40ºW prolongam-se para domínios submarinos e exercem um claro controlo na morfologia actual da ilha. As de direcção N15º-30ºE são de natureza vertical a subvertical e condicionam a irregularidade da orla costeira a NE e a SW e o traçado de algumas linhas de água. As estruturas de direcção N-S, embora com expressão subordinada à das famílias anteriores, exercem um importante controlo na distribuição de alguns centros vulcânicos, em particular no sector norte da ilha.

 
 
 

Bibliografia Recomendada


AZEVEDO, J. M. (1999) – Geologia e hidrogeologia da ilha das Flores, Açores. Tese de Doutoramento, Universidade de Coimbra, 403 p.

 

GASPAR, J.L, TROTA, A., AZEVEDO, J.M. e QUEIROZ, G. (1999) – Plano Municipal de Emergência concelho de Santa Cruz das Flores. Departamento de Geociências da Universidade dos Açores. Documento Técnico-científico do Centro de Vulcanologia, 12/CVARG/99.