Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica do Faial
Última hora:



Resumo


 

Na ilha do Faial observam-se emanações de vapor no cone do Vulcão dos Capelinhos, salientando-se, ainda, a existência de uma nascente termal no Varadouro. Ao longo de alguns sistemas tectónicos, em particular no Graben de Pedro Miguel, foram cartografadas zonas de desgaseificação difusa de CO2.​

 


 

Bibliografia Recomendada


 
COUTINHO, R. (2000) – Elementos para a monitorização sismovulcânica da ilha do Faial (Açores): Caracterização hidrogeológica e avaliação de anomalias de Rn associadas a fenómenos de desgaseificação. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 342 p.
 
FARIA, C. (2002) – Estudo de anomalias geoquímicas associadas a processos de desgaseificação difusa na ilha do Faial: contribuição para a cartografia de falhas activas. Tese de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 95 p.
 
FERREIRA, T. (1994) – Contribuição para o estudo das emanações gasosas associadas a processos de vulcanismo no arquipélago dos Açores. Tese APCC, Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 183 p.
 
GASPAR, J. L. e FERREIRA, T. (1995) – Temperatura e composição química das emanações gasosas do Vulcão dos Capelinhos no decorrer da crise sísmica que se desenvolveu a NW da ilha do Faial em 1992/93. Açoreana, 8 (1), pp. 167-175.
 
VIVEIROS, F. (2003) – Contribuição para o estudo dos processos de desgaseificação difusa nos Açores no âmbito da monitorização sismovulcânica e da avaliação do risco: discriminação de factores que influenciam a variação do CO2. Tese realizada no âmbito do mestrado em vulcanologia e riscos geológicos. Universidade dos Açores, Departamento de Geociências, 140 p.