Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
IVAR - Instituto de Vulcanologia da Universidade dos Açores

Crise Sismovulcânica do Faial
Última hora:



Resumo


A ilha do Faial tem cerca de 21 km de comprimento por 14 km de largura e abrange uma área da ordem 170 km2, atingindo uma cota máxima de 1043 metros no Cabeço Gordo. Sob o ponto de vista geomorfológico apresenta quatro unidades: (1) Vulcão Central; (2) Graben de Pedro Miguel; (3) Plataforma da Horta; (4) Península do Capelo.


 


 

 

1
Vulcão Central
Ocupa a parte central da ilha e corresponde a um vulcão central com caldeira.
2
Graben de
Pedro Miguel
Situado no sector NE, trata-se de uma importante estrutura tectónica posta em evidência por imponentes escarpas de falha de direcção WNW-ESE.
3
Plataforma
da Horta
Localizada a SE, corresponde a uma área aplanada, de baixa altitude e com declives poucos acentuados, onde pontuam alguns cones de escórias e o cone de tufos do Monte da Guia.
4
Península
do Capelo
Situa-se na parte ocidental da ilha e caracteriza-se por apresentar na sua zona axial um alinhamento de direcção WNW-ESE marcado pela presença de cones de escórias com escoadas lávicas associadas e cones de tufos, incluindo o Vulcão dos Capelinhos, na extremidade NW.

  

Bibliografia Recomendada


MADEIRA, J. (1998) – Estudos de neotectónica nas ilhas do Faial, Pico e S. Jorge: uma contribuição para o conhecimento geodinâmico da junção tripla dos Açores. Tese de Doutoramento no ramo de Geologia, especialidade em Geodinâmica Interna. Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 428 p.

PACHECO, J. (2001) – Processos associados ao desenvolvimento de erupções vulcânicas hidromagmáticas explosivas na ilha do Faial e sua interpretação numa perspectiva de avaliação do hazard e minimização do risco. Tese de doutoramento no ramo de Geologia, especialidade de Vulcanologia. Universidade dos Açores, 330 p.
 
SERRALHEIRO, A., MATOS ALVES, C.A., FORJAZ, V.H. e RODRIGUES, B. (1989) – Carta Vulcanológica dos Açores – ilha do Faial à escala 1:15000. Edição do Serviço Regional de Protecção Civil, Universidade dos Açores e Centro de Vulcanologia do INIC, 4 folhas.