Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:
  • Sismo de magnitude 2,3 sentido com intensidade IV em S. MiguelSismo de magnitude 1,8 sentido com intensidade II/III na ilha de S. MiguelAtividade sísmica no arquipélago dos Açores encontra-se, em geral, dentro dos níveis normais de referência



Missões

 

Missão científica às Canárias no âmbito do projeto MARES
Canárias

11-09-2017
 
23-09-2017


O investigador Vittorio Zanon do Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) realizou, em conjunto com a investigadora espanhola Laura Becerril do Instituto de Ciencias de la Tierra "Jaume Almera" (CSIC), Barcelona, uma missão científica às ilhas Fuerteventura e El Hierro (Canárias), entre os dias 11 e 23 de setembro.

 
A missão ocorreu no âmbito do projeto de investigação MARES - “Magma Reservoirs at Oceanic Islands”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e teve como principal objetivo a amostragem de rochas basálticas recentes destas ilhas do Atlântico Norte.

 
De acordo com Vittorio Zanon, investigador principal do projeto, os dados que irão ser obtidos através do estudo detalhado das amostras permitirão datar as erupções recentes e caracterizar as condições de origem dos magmas destas ilhas oceânicas, bem como conhecer os diferentes processos magmáticos que atuam nos reservatórios. Em última análise, pretende-se desenvolver um modelo conceptual do magmatismo que caracteriza os arquipélagos da Macaronésia, relacionando-o com os diferentes contextos geodinâmicos do Atlântico Norte.

 

Anexos


Comité Científico


Comité Organizador


Coordenação


Participantes


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais