Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Reuniões ► Internacionais

 

VOLUME mid-term meeting, Nápoles
Nápoles - Itália

13-03-2008
 
15-03-2008


Decorreu entre os dias 13 e 15 de Março em Pozzuoli, Itália, o encontro anual do Projecto Europeu VOLUME (VOLcanoes: Understanding subsurface Mass moveMEnt).
 
O Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, um dos parceiros do projecto, esteve representado neste evento pelos investigadores Nicolau Wallenstein, Teresa Ferreira, Fátima Viveiros e Catarina Silva.
 
Durante a reunião foram apresentados trabalhos relativos aos mais recentes avanços no que respeita à aplicação de novas tecnologias na monitorização vulcânica, tais como o reconhecimento automático de diferentes sinais sísmicos e a detecção remota de gases em plumas eruptivas. Sendo, assim, promovida uma forte partilha de experiências e de conhecimentos entre as várias equipas de investigação, factores que contribuirão para o fortalecimento da comunidade científica envolvida na monitorização de vulcões activos.
 
Este encontro incluíu ainda visitas a zonas de grande interesse vulcanológico localizadas na região de Nápoles, tais como o Vulcão Vesúvio, os Campos Flegreanos e Pompeia, uma importante cidade romana destruída por uma grande erupção do Vesúvio no ano de 79 depois de Cristo.
 
O projecto VOLUME teve como principal objectivo melhorar a compreensão de processos em profundidade que desencadeiam erupções vulcânicas e o modo como estes processos se manifestam à superfície. Esta problemática foi abordada de forma multidisciplinar integrando dados de áreas de investigação distintas como é o caso da monitorização Geofísica, Geoquímica e Geodésica.
 
O projecto integra equipas de investigadores da Europa, da América Central, da América do Sul e da Nova Zelândia, que monitorizam alguns dos vulcões mais activos do Mundo, de entre os quais se destacam: Etna e Vesúvio (Itália), Mt. Ruapehu e White Island (Nova Zelândia), Katla (Islândia), Teide (Espanha), Popocatépetl e Colima (México), Arenal (Costa Rica), Misti (Peru), Copahue (Argentina). O vulcão português alvo de estudo neste projecto é o Vulcão do Fogo localizado na ilha de S. Miguel, Açores.

Anexos


Comité Científico


Comité Organizador


Coordenação


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais