Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Sociedade ► Eventos

 

Noite Europeia dos Vulcões 2019
Ponta Delgada

27-09-2019
 
 


A “Noite Europeia dos Vulcões” é um evento que decorreu em simultâneo em várias cidades europeias e teve como objetivo sensibilizar o público em geral para a temática da Vulcanologia e riscos associados, bem como promover um diálogo aberto entre público e cientistas. O evento decorreu no Edifício do Complexo Científico da Universidade dos Açores, polo de Ponta Delgada.

Este ano, a palestra intitulada “Quando os vulcões tremem”  debruçou-se sobre a sismicidade que ocorre nos sistemas vulcânicos açorianos. Os participantes tiveram a oportunidade de, à semelhança do ano passado, visitar o Centro de Aquisição de Dados (CAD) do CIVISA (atividade Vigiando os vulcões), bem como participar em outras atividades em paralelo nas instalações do IVAR/CIVISA, designadamente, efetuar fotografias “vulcânicas”, avaliar a capacidade respiratória dos participantes e perceber os impactes que os ambientes vulcânicos podem ter na saúde, assim como compreender a aplicabilidade dos produtos vulcânicos no dia-a-dia. Os mais jovens participaram nas atividades “Vamos cantar aos vulcões” e “Enfrenta o teu vulcão”. O evento finalizou com com um momento de convívio entre todos os participantes, que inclui uma “Prova de águas vulcânicas internacionais”. No dia 28 de setembro decorreu uma visita a vulcões da ilha de São Miguel.

O evento contou com o apoio da Universidade dos Açores e foi parcialmente financiado pelo Governo Regional dos Açores através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia.​

 
 
 

Anexos


Comité Científico


Coordenação


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais