Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Sociedade ► Notícias e artigos

 

Vulcanismo: Mestrado nos Açores atrai estudantes estrangeiros
Ponta Delgada

26-10-2011
 
 


Vulcanismo: Mestrado nos Açores atrai estudantes estrangeiros

 

Cerca de metade dos alunos da sétima edição do mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, único da especialidade em Portugal, que arranca na próxima semana, são originários de Cabo Verde.
 
Nicolau Wallenstein, coordenador do curso, disse hoje à Lusa que a vinda dos estudantes caboverdianos está associação ao projecto da academia açoriana de apoio ao desenvolvimento da investigação vulcanológica naquele país africano de língua oficial portuguesa.
 
A Universidade dos Açores, localizada numa região em que os eventos sismovulcânicos constituem uma ocorrência regular, é o único estabelecimento de ensino superior português que dispõe de uma escola da especialidade, sendo procurada por alunos de várias universidades do país e do estrangeiro.
 
Para Nicolau Wallenstein, as manifestações vulcânicas observáveis nos Açores, em particular na ilha de S. Miguel, onde funcionam as aulas e os laboratórios de vulcanologia disponíveis, justificam a oferta universitária nesta área, acrescentando que alguns dos estudantes que concluem o mestrado acabam por se integrar em projectos universitários de investigação sismovulcanica desenvolvidos nos Açores.
 
Para responder às necessidades do mercado, a Universidade dos Açores tem em preparação um novo mestrado em Geologia do Ambiente e Sociedade, que poderá funcionar em alternância com o de Vulcanologia e Riscos Geológicos.
 
A abertura da sétima edição do mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos será assinalada com uma palestra de Patrick Allard, investigador do Instituto de Física do Globo, de Paris, e um dos coordenadores da Comissão de Química de Gases Vulcânicos da Associação Internacional de Vulcanologia de Química do Interior da Terra (IAVCEI).
 
A conferência deste especialista francês, que tem colaborado com a academia açoriana, vai procurar responder à questão: "Porque estudar os gases vulcânicos para perceber as erupções vulcânicas?".

Comité Científico


Comité Organizador


Coordenação


Participantes


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais