Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Sociedade ► Palestras

Cerro Galán (Foto de Explore Volcanoes Now)

Debate sobre dinâmica de escoadas piroclásticas extremas na Universidade dos Açores
S.Miguel - Açores

01-09-2011
 
 


Palestra subordinada ao tema “The flow dynamics of an extremely large volume pyroclastic flow, the 2.08 Ma Cerro Galán Ignimbrite, NW Argentina, using deposit characteristics and contacts with basement topography at distal margins", proferida pelo Professor Ray Cas.
 
O orador convidado foi o Professor Jubilado de Geologia na Escola de Geociências, em  Melbourne, na Austrália, de que foi seu director em vários períodos, o último dos quais entre 2008 e 2010. É ainda Director do Centro Australiano de Investigação Crustal da Universidade de Monash e ao longo da sua carreira tem dado um excelente contributo para diversas associações mundiais de vulcanologia, nomeadamente na International Association of Volcanology and Chemistry of the Earth's Interior (IAVCEI), de que é actualmente presidente da sua comissão executiva.
 
Da sua vasta lista de publicações, no domínio da vulcanologia física, da sedimentologia clástica, tectónica e em processos dinâmicos em sistemas vulcano-sedimentares modernos e antigos, merece especial destaque o livro, escrito em parceria com J. V. Wright, “Volcanic Successions – Modern and Ancient”, uma obra incontornável e intemporal para quem se dedica ao estudos dos processos e produtos vulcânicos e que integra a biblioteca de qualquer amante da vulcanologia.
 
Embora fora do período lectivo, esta iniciativa, aberta a toda a comunidade universitária e ao público em geral, inseriu-se no programa de divulgação científica integrado no curso de Mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos, o qual  foi responsável pela organização de mais de uma dezena de palestras no último ano lectivo. Este curso, da responsabilidade do Departamento de Geociências, sob a coordenação do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, irá abrir a sua 7ª edição no ano lectivo 2011-2012, para a qual está aberto o período de candidaturas até ao próximo dia 9 de Setembro.​

Anexos


Comité Científico


Comité Organizador


Coordenação


Participantes


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais