Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos

Conferências ► Regionais

 

Seminário Operacional do Exercício AÇOR 22 - Cooperação Civil-Militar em Situações de Crise de Natureza Sismovulcânica
Ponta Delgada

10-11-2022
 
 


No passado dia 10 de novembro, nas instalações do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC), em Ponta Delgada, decorreu o Seminário Operacional “Cooperação Civil-Militar em situações de crise de natureza sismovulcânica”, promovido pelo Comando Operacional do Açores (COA), que encerrou o exercício AÇOR22.

O seminário, que se dividiu em três painéis, seguidos de discussão, contou com a presença dos principais responsáveis e entidades envolvidas na gestão da crise sismovulcânica em curso na ilha de S. Jorge, bem como das entidades homologas que intervieram na crise provocada pela erupção do vulcão “La Cumbre Vieja”, na ilha de La Palma, nas Canárias, há cerca de um ano atrás.

O seminário teve como objetivo principal, através das diversas apresentações e do debate que se lhes seguiu, perceber em que medida se pode otimizar a cooperação entre as estruturas militares e civis envolvidas em missões de socorro e apoio da população da Região Autónoma dos Açores, nas situações de natureza sismovulcânica, e melhorar o planeamento de procedimentos conjuntos entre todas as entidades, com responsabilidade na resposta a situações dessa natureza.

O seminário contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, que encerrou os trabalhos, enaltecendo a iniciativa e exortando à continuação do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, de aprofundamento do relacionamento entre as instituições militares e civis que operam no Arquipélago dos Açores.

Anexos


Comité Científico


Comité Organizador


Coordenação


Unidades Científicas


Unidades Científicas Operacionais