Iniciar sessão

Navegar para Cima
Instituto de Investigação
em Vulcanologia e Avaliação de Riscos
Última hora:



Bolsa de Investigação para Doutoramento - Geologia, Riscos Geológicos / PhD Research Grants - Geology, Geologic Risks

                                                                                                                                                                                                                            

 

Bolsa de Investigação para Doutoramento em Geologia, especialidade de Riscos Geológicos na Universidade dos Açores
 


1 Bolsa de Investigação para Doutoramento em Geologia (Riscos Geológicos) no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos (IVAR) - Universidade dos Açores

O plano de trabalho a desenvolver deverá ter como principal objetivo a análise da ação da precipitação no desencadeamento de eventos de instabilidade geomorfológica nos Açores. Este trabalho pretende reforçar o conhecimento científico relativamente aos movimentos de vertente no Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, nomeadamente no que concerne à compreensão dos padrões de precipitação associados ao desencadeamento deste tipo de fenómeno e ao possível impacte das alterações climáticas nesses padrões ao longo dos anos.
 
O(A) doutorando(a) deverá desenvolver investigação que vise: i) caracterizar as condições de precipitação responsáveis pela ocorrência de movimentos de vertente; ii) desenvolver/aplicar metodologia(s) para a definição de limiares de precipitação; iii) avaliar possíveis heterogeneidades espaciais nos limiares de precipitação e entender quais os fatores que as determinam (e.g. regime de precipitação local, litologia); iv) analisar se ocorreram alterações significativas da exposição a este tipo de perigo ao longo dos anos; v) verificar o possível efeito de diferentes cenários de alterações climáticas nos padrões de precipitação responsáveis pelo desencadeamento de movimentos de vertente.

A orientação científica das atividades a desenvolver no âmbito do plano de trabalho conducente à obtenção do grau académico de doutor em Geologia será da responsabilidade do Doutor Rui Tiago Fernandes Marques, sem impedimento de outra eventual coorientação que se justifique.

Para concorrer à Bolsa de Investigação para Doutoramento, o(a) candidato(a) deve possuir o grau de Mestre nas áreas científicas de Geologia ou em áreas consideradas afins, não ter beneficiado de uma bolsa de doutoramento ou de doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT, independentemente da sua duração.

Podem candidatar-se ao presente concurso: cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados membros da União Europeia; cidadãos de Estados terceiros, que deverão ter título de residência válido à data do início da bolsa; apátridas; cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político.
 
A Bolsa de Investigação para Doutoramento é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) por um período máximo de 4 anos.
 
O concurso está aberto entre o dia 19 de novembro e o dia 11 de dezembro de 2020. As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura devem ser submetidos, obrigatoriamente, por correio eletrónico para [email protected].