Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA
Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores

Comunicado nº:  003/2021 (Correção)

Data/Hora


22-04-2021 18:10

Comunicado


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), face à passagem da depressão ‘Lola’ pelo arquipélago, informa que foram registadas, até ao momento, 16 ocorrências.

Do total das 16 ocorrências, seis tiveram lugar na ilha de São Miguel, seis na ilha Terceira, duas na ilha de São Jorge e duas no Faial.

As ocorrências estão relacionadas, sobretudo, com queda de árvores e queda/danos de estruturas (como postes, cabos, candeeiros e telhas que se soltaram).

Em relação a danos materiais, uma das quedas de árvore, registada em Ponta Delgada, provocou estragos numa viatura e num telhado de uma habitação. Contudo, esta situação não provocou danos humanos nem implicou necessidade de realojamento dos habitantes.

No que diz respeito a vias interditas ou encerradas, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ponta Delgada comunicou que os dois troços da Avenida do Mar se encontram fechados à circulação devido à forte agitação marítima que se faz sentir naquela zona.

A maior parte das ocorrências encontra-se resolvida. Nos locais, para apoio e resolução das diversas ocorrências têm estado as seguintes entidades: Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas e Transportes Terrestres, Serviços Municipais de Proteção Civil e Polícia de Segurança Pública (PSP), sob coordenação do SRPCBA.

Na sequência das previsões emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o SRPCBA aconselha a população a continuar a adotar as medidas de autoproteção.

A população poderá também descarregar a aplicação Prociv Azores para o seu telemóvel para ficar a par dos avisos meteorológicos ou consultar regularmente o portal www.prociv.azores.gov.pt (http://www.prociv.azores.gov.pt/) e página de facebook do SRPCBA.

O SPRCBA continua a acompanhar a situação, emitindo novos comunicados caso se justifique.