Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA
Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores

Comunicado nº:  Nota Informativa 03/2022

Data/Hora


21-02-2022 15:20

Comunicado


O Serviço Regional Civil de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) procedeu ao salvamento, ontem, de um homem que realizava o trilho pedestre da Cascata das Lombadas, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel.

O alerta foi efetuado no passado sábado, pelas 18:30, pela própria vítima que, segundo relatou, se terá desviado do percurso assinalado, dirigindo-se para um monte íngreme nas imediações do local e de onde não conseguiu sair pelos próprios meios.

Foram ativados os corpos de bombeiros de Ribeira Grande, Vila Franca do Campo e Ponta Delgada, com 29 elementos e o apoio de nove veículos, sendo esta operação coordenada pelo SRPCBA, através do estabelecimento de um Posto de Comando Operacional na zona de intervenção.

Tendo em conta as condições da orografia do terreno, a inclinação acentuada e a vegetação bastante densa, aliadas ao fator noite, que dificultaram o avanço das equipas, a opção de salvamento recaiu no empenho de um helicóptero, com a colaboração da Força Aérea Portuguesa, sendo a vítima recuperada pelas 08:00 de domingo e encaminhada posteriormente para o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), não apresentando ferimentos.

Na operação de salvamento estiveram também envolvidos dois elementos da Unidade Especial de Polícia da Polícia de Segurança Pública, com o apoio de um drone, e o Serviço Municipal de Proteção Civil da Ribeira Grande que prestou todo o apoio ao nível logístico.

O Presidente do SRPCBA, Eduardo Faria, destacou “a prontidão, o verdadeiro espírito de missão e dedicação de todos aqueles que intervieram nesta missão de salvamento”.