Iniciar sessão

Navegar para Cima
CIVISA
Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
Última hora:



Comunicado Nº  / 


 

Data/Hora


22-10-2010 00:00

Comunicado


(Ocorrência de cheiro a enxofre ao largo da ilha do Pico)

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores informa ter sido notificado por um particular sobre a presença de cheiro a enxofre no mar, num local a SE de Madalena, ilha do Pico. O cheiro foi sentido durante a passagem na zona nos dias 19, 20 e 21 de Outubro, não tendo sido possível confirmar a presença de emissão de bolhas de gases devido ao mau estado do mar.

O local situa-se no ponto de coordenadas 38º 29'N; 28º 33,288', a cerca de cerca de 1,5 km a W do porto do Calhau e a cerca de 250 m de profundidade, de acordo com a informação batimétrica disponível.

A rede de monitorização não tem sido registada qualquer actividade sísmica recente nas proximidades da zona, como evidenciado na figura 1.

O CIVISA encontra-se a preparar uma missão para a ilha do Pico para reforçar a rede de monitorização no local e poder acompanhar o desenvolvimento de qualquer actividade vulcânica que se venha a desenvolver.

O CIVISA continua a acompanhar a situação emitindo novos comunicados se necessário.

Informação adicional em:
http://www.cvarg.azores.gov.pt/Cvarg/CentroVulcanologia/actividadesismovulcanica/

 

Fig. 1 - Localização epicentral de eventos sísmicos na região envolvente ao local da ocorrência, desde 1 de Janeiro de 2010.